AGOSTO AZUL E VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CIRCULATÓRIAS

As doenças circulatórias são responsáveis por grande parcela das internações hospitalares em nosso país, com elevado risco de complicações durante sua evolução devido a complexidade do quadro clínico. Além disso, o comprometimento circulatório, em fases avançadas, pode exigir intervenções cirúrgicas e está associado a risco de morte cardiovascular. 

Trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, derrame cerebral, doença das artérias carótidas, aneurismas de aorta, má circulação e hipertensão arterial por obstrução das artérias renais representam algumas doenças circulatórias com maior incidência em nossa população, o que exige atenção especial durante a avaliação médica e o acompanhamento clínico e hospitalar. 

O caráter silencioso constitui o elo em comum entre todas as doenças citadas acima, isto é, as doenças que acometem o sistema circulatório não manifestam sintomas clínicos precoces que permitam seu diagnóstico prévio, não sendo desta forma possível evitar as complicações associadas as doenças circulatórias. Uma pessoa não percebe que vai apresentar um ataque cardíaco, que vai evoluir com algum déficit neurológico decorrente de um acidente vascular cerebral ou que nas próximas horas vai manifestar dores nas pernas devido a obstrução súbita da circulação das suas pernas. 

A falta de sintomas clínicos fortalece a necessidade da Prevenção. Atualmente, o Check Up Vascular representa a melhor forma de investigar o sistema circulatório, evitando futuras complicações e reduzindo a necessidade de internações hospitalares e de intervenções cirúrgicas em caráter de emergência. Por isso, em agosto, comemora-se o Mês de Prevenção e Conscientização a respeito das principais Doenças Circulatórias.  

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular instituiu a Campanha Agosto Azul e Vermelho para conscientizar a nossa população sobre a importância de realizar o Check Up Vascular e prevenir doenças circulatórias. Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares devem ser controlados e o acompanhamento médico deve ser efetuado pelo menos 2x/ano. 

Além disso, o Check Up Vascular pode ser realizado no próprio consultório médico, com exames detalhados e não invasivos, que analisam todo o sistema circulatório. Radiação e contraste não são utilizados durante o Check Up Vascular, permitindo que toda a população possa realizá-lo. 

A recomendação atual é que toda pessoa a partir dos 50 anos realize o Check Up Vascular, especialmente se for portador de fatores de risco cardiovasculares como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, sobrepeso, obesidade, tabagismo e sedentarismo. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.