Warning: Uninitialized string offset 0 in /home/drsthefanovascular/www/wp-includes/class-wp-recovery-mode.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in /home/drsthefanovascular/www/wp-includes/class-wp-recovery-mode.php on line 1
OBESIDADE MASCULINA – Dr. Sthefano Atique Gabriel

OBESIDADE MASCULINA

Aproveitando o ensejo do mês de Novembro, alerto a população masculina para um problema de saúde pública mundial: a Obesidade. Caracterizada pelo excesso de peso corporal e gordura visceral, a obesidade constitui um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares e representa uma doença muito frequente em nosso país, especialmente nos homens. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 50% da população com mais de 20 anos está acima do peso, sendo que quase 17% das mulheres e 12,5% dos homens são obesos. São inúmeros os malefícios do sobrepeso e da obesidade masculina, dentre eles as alterações circulatórias, os distúrbios urológicos e os desgastes articulares.

A obesidade masculina está associada a Síndrome Metabólica, que é constituída por hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, alterações nos níveis de colesterol (dislipidemias) e aumento da gordura corporal. O homem obeso e portador da Síndrome Metabólica apresenta maior risco de evoluir com complicações em seu sistema circulatório, podendo ao longo de sua vida desenvolver infarto do miocárdio, derrame e má circulação. 

Além do comprometimento circulatório, o homem obeso pode apresentar menor performance sexual, maior risco de disfunção erétil e impotência sexual e maior propensão a infertilidade. O desenvolvimento de disfunção erétil está intimamente relacionado com a maior probabilidade de doenças circulatórias. 

Desgastes articulares e sobrecarga venosa também podem prejudicar a qualidade de vida do homem obeso. O excesso de peso dificulta a deambulação, promovendo importantes alterações nas articulações do joelho e do tornozelo. Além disso, a obesidade está associada com o desgaste venoso e o maior risco de desenvolvimento de insuficiência venosa crônica. 

Caracterizada pela presença de veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, a insuficiência venosa crônica apresenta-se geralmente em sua forma mais avançada na população obesa, em especial nos homens, com importantes alterações de pele (pigmentações, dermatites e eczema) e a formação da úlcera de origem venosa. 

Em decorrência do elevado risco de complicações associado a obesidade masculina, o controle do peso é fundamental. Dietas equilibradas com redução no consumo de bebidas alcóolicas e na ingestão de alimentos ricos em gorduras e a prática regular de exercícios físicos representam a melhor forma de combater a obesidade masculina. 

Para diagnosticar as complicações decorrentes da obesidade masculina, o acompanhamento médico é imprescindível. O Cirurgião Vascular é o profissional responsável por cuidar e avaliar todo o sistema circulatório do homem que sofre com a balança. Na dúvida, procure-o. 

Caso você busque mais informações sobre a obesidade masculina e tenha interesse na Medicina Vascular e nos cuidados inerentes as artérias e veias do nosso corpo, acesse meu site www.drsthefanovascular.com.br