Com a pandemia, as pessoas estão demonstrando certa preocupação em realizar seus exames diagnósticos e seus tratamentos cirúrgicos nos ambientes hospitalares. O medo da contaminação pessoal e posteriormente familiar, acompanhado pelo desconhecimento a respeito dos protocolos institucionais de higienização e combate ao COVID-19, estão postergando o tratamento de muitas patologias, dentre elas as doenças vasculares.
Felizmente, grande parte das doenças circulatórias, em especial as doenças venosas, podem ser tratadas no próprio consultório do Cirurgião Vascular. Portanto, uma pessoa que sofre com varizes, “vasinhos”, dores nas pernas e inchaço, atualmente, pode realizar seu tratamento sem depender de internação hospitalar.
Esta evolução da Medicina Vascular ocorreu graças a expansão do conceito de “Flebosuíte Vascular”, aonde todos os equipamentos e tecnologias modernas, que são úteis e necessários ao tratamento vascular, estão reunidos no mesmo ambiente e na mesma suíte, a disposição do Cirurgião Vascular e em benefício do paciente.
Realizar o tratamento das varizes e dos “vasinhos” no próprio consultório é perigoso? Esta talvez seja a principal dúvida daqueles que optam pelo tratamento ambulatorial. Desde que a avaliação médica tenha sido realizada de modo cuidadoso, o risco é muito baixo. Por isso, o tratamento das doenças venosas no próprio consultório do Cirurgião Vascular tem ganhado a preferência dos nossos pacientes, particularmente da população feminina.
Quais os tipos de tratamentos que podem ser oferecidos no consultório vascular? A microcirurgia estética para varizes, os procedimentos guiados por ultrassom, a escleroterapia líquida, a escleroterapia com polidocanol, o tratamento de “vasinhos” a laser com plataforma de Laser Transdérmico e as terapias combinadas representam os principais tratamentos vasculares que podem ser realizados no consultório do Cirurgião Vascular, evitando desta forma a internação hospitalar.
A principal vantagem do tratamento ambulatorial das varizes, microvarizes e vasinhos é o retorno imediato as atividades, sem a necessidade de repouso. Desta forma, o paciente pode efetuar seu tratamento estético de maneira eficaz, moderna, sem afastar-se dos familiares e sem ausentar-se do trabalho.
A caminhada pode ser realizada imediatamente após o tratamento ambulatorial de varizes. As atividades físicas são permitidas, porém a exposição solar deve ser controlada.
Procure seu Cirurgião Vascular e conheça as opções de tratamento de varizes no consultório médico, sem necessidade de repouso, internação hospitalar e afastamento do trabalho.
Em meu site (www.drsthefanovascular.com.br) você encontrará mais informações a respeito das principais doenças vasculares que podem ser tratadas no consultório do Cirurgião Vascular.