NÃO TENHA MEDO DE CUIDAR DAS SUAS VARIZES 

Muitas pessoas sofrem com varizes nas pernas e não procuram o atendimento médico. Na grande maioria dos casos, o medo relacionado ao tratamento das varizes atrasa o diagnóstico clínico correto e, por consequência, posterga o tratamento adequado e personalizado.

Ainda convivemos com as preocupações inerentes ao procedimento cirúrgico de varizes. Apesar disto, a microcirurgia de varizes ainda representa uma importante opção no tratamento das varizes, especialmente nos casos de veias varicosas de grande calibre, visíveis e palpáveis. Os resultados são interessantes e a remoção dos segmentos venosos insuficientes proporcionam alívio sintomático e melhora da qualidade de vida. Além disso, a microcirurgia de varizes na maior parte dos casos constitui um procedimento com cobertura pelas operadoras de saúde, fato que reduz o custo operacional para o paciente que sofre com dores nas pernas e inchaço decorrentes de veias varicosas nos membros inferiores.

Repouso prolongado, afastamento do trabalho e recuperação prolongada não representam mais as principais características do pós-operatório de varizes. Nos dias atuais, o tratamento cirúrgico de varizes é minimamente invasivo e estético, envolvendo diferentes técnicas que podem auxiliar no completo cuidado com as pernas. A associação da Escleroterapia ou do Laser Transdérmico com a microcirurgia de varizes, por exemplo, oferece resultados satisfatórios e duradouros.

Além disso, a recuperação é imediata mesmo nos casos de microcirurgia, com alta hospitalar no mesmo dia em que foi realizado o procedimento. Somado a isto, o paciente pode caminhar, dirigir, sentar-se à mesa para fazer suas refeições, banhar-se e retornar ao completo convívio familiar imediatamente após o tratamento, sem necessidade de repouso prolongado.

Por outro lado, se você preferir opções de tratamento de varizes sem cirurgia existem os tratamentos realizados em consultório, que envolvem técnicas de Escleroterapia e de Laser. A Escleroterapia promove a destruição da veia doente com agentes irritantes, enquanto o Laser desnatura a parede do vaso com a energia transformada em calor. A associação dos tratamentos é eficaz e com comprovação científica de bons resultados.

Os tratamentos realizados em consultório sem cirurgia são personalizados e direcionados à necessidade do paciente, levando em consideração seus sintomas, seus anseios estéticos e sua expectativa em relação à beleza de suas pernas. Estes tratamentos prezam pelo conforto, modernidade e tecnologia, não exigindo repouso, anestesia e nem internação hospitalar. A decisão sobre qual tratamento será realizado vai depender do quadro clínico apresentado no momento da avaliação médica, da visão e da experiência do Médico Vascular e do interesse manifestado pelo paciente.

Felizmente, a faixa etária não é mais um fator impeditivo para o tratamento de varizes, que pode ser realizado sempre que for necessário. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.

Deixe um comentário