Confesso que neste período de festividades, especialmente quando nos referimos as celebrações de Natal e Ano Novo, constitui uma tarefa trabalhosa exigir da nossa população a manutenção de hábitos alimentares saudáveis e rotina diária de atividades físicas. Tradicionalmente, a reunião familiar durante as ceias natalina e de Ano Novo é sempre planejada com muita atenção aos mais variados paladares e, por isso, tornam-se ricas em alimentos calóricos e com excesso de açúcares em sua composição. Em relação as bebidas alcóolicas, é de conhecimento público que todos exageramos um pouco no consumo de vinhos, espumantes, cervejas e bebidas destiladas nesta época do ano.
Entretanto, como profissional da saúde, alertar nossa população sobre a prevenção das doenças circulatórias constitui meu dever primordial. Por isso, hábitos alimentares equilibrados e a prática de exercícios físicos durante o período de festas são fundamentais para evitar o desenvolvimento de doenças vasculares, que são as principais responsáveis pelo mau funcionamento das nossas artérias e das nossas veias.
Exemplificando este raciocínio, a artéria doente entope rapidamente graças aos contínuos depósitos de colesterol em sua parede. Se não há boa circulação arterial, o paciente pode enfartar, evoluir com derrame cerebral, apresentar insuficiência renal e reclamar diariamente de dores nas pernas durante a caminhada. Futuramente, será candidato a internações hospitalares prolongadas, ao consumo de quantidades consideráveis de medicamentos e a entrar na fila para procedimentos cirúrgicos.
O exagero no consumo de açúcares e bebidas alcoólicas favorece o aumento dos níveis glicêmicos, predispondo ao Diabetes Mellitus e a Obesidade. Alimentos ricos em sal e em condimentos aumentam os níveis pressóricos, contribuindo para a instalação da Hipertensão Arterial Sistêmica. Excesso de gordura na comida aumenta os níveis de colesterol no sangue, resultando na Dislipidemia. Além disso, o sedentarismo, comportamento típico do preguiçoso período entre Natal e Ano Novo, não nos permite queimar o excesso de calorias ingeridas durantes as refeições, adicionando um peso a mais no risco de desenvolver doenças circulatórias.
Em conjunto, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Obesidade, Dislipidemia e Sedentarismo, constituem fatores de risco que aumentam exponencialmente o risco de doenças vasculares, principalmente no coração, no cérebro, nos rins e nas pernas. Portanto, vale a pena cuidar da sua alimentação neste final de ano.
Para aqueles que desejam manter em dia a saúde do sistema circulatório, segue abaixo 5 dicas de alimentos que não podem faltar em sua ceia de Ano Novo. Para mais informações sobre saúde vascular e alimentação, acesse meu site www.drsthefanovascular.com.br e acompanhe todas as orientações necessárias para a saúde vascular.
- Salmão: além de saboroso e ótima fonte proteica, o salmão é rico em ômega-3, um reconhecido antioxidante arterial.
- Tomate: ingrediente de saladas e molhos, o tomate é rico em licopeno (protetor do sistema urinário) e em antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos.
- Fibras Solúveis (grão de bico, lentilha e ervilha): influenciam positivamente o funcionamento do sistema digestivo, melhorando o controle do colesterol sistêmico e reduzindo a ingesta calórica.
- Abacate: fruta muito utilizada em saladas, é rica em potássio e controla o volume de água no corpo, reduzindo o inchaço.
- Vinho tinto e suco de uva integral: rico em antioxidantes como flavonoides, resveratrol e ácidos fenólicos, reduzem o risco de trombose e de obstrução dos vasos sanguíneos, com efeito protetor do sistema circulatório.