Ninguém poderia imaginar que o ano de 2020 seria marcado pela pandemia global do Coronavírus. Acima de tudo, que a pandemia duraria tanto tempo, iniciando durante o Carnaval, ultrapassando o primeiro semestre e se arrastando até o último mês do ano. Desprotegidos pela ausência da cobertura vacinal, as orientações de isolamento social, higienização constante das mãos e distanciamento de aglomerações são imperativas durante as festividades Natalinas e de Ano Novo.
Apesar disso, os veículos de comunicação noticiam que os brasileiros não ficarão restritos em suas casas e estão se preparando para as comemorações que se aproximam. Muitas pousadas, hotéis fazendas e propriedades particulares estão com vagas esgotadas para o final do ano.
Com os indícios de que as viagens de carro, avião e ônibus ocorrerão no final de dezembro, a preocupação com a Síndrome do Viajante deve existir. Toda vez que ficamos muito tempo sentados, nosso fluxo sanguíneo lentifica, aumentando o risco de eventos tromboembólicos, tais como, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Durante as viagens de avião, caminhamos pouco. No carro ou no ônibus, muitas vezes ficamos mal acomodados e não conseguimos exercitar as pernas e os pés. O calor excessivo associado a falta de atividade circulatória representa o ambiente adequado para a formação de coágulos sanguíneos em nosso sistema venoso.
Dores nas pernas e inchaço constituem os principais sintomas da Síndrome do Viajante. Qualquer pessoa que fizer viagens prolongadas sem a proteção adequada está suscetível ao desenvolvimento de sintomas da Síndrome do Viajante, especialmente se já for portador de comorbidades clínicas associadas a doenças cardiológicas e vasculares.
A prevenção constitui o segredo para evitar a Síndrome do Viajante. A avaliação médica é fundamental neste período de final de ano, antes das viagens prolongadas. Orientações comportamentais e medicações podem evitar o desenvolvimento de fenômenos tromboembólicos e suas complicações.
Se você for viajar neste final de ano, siga estas orientações:
- Procure seu médico e faça uma avaliação antes de viajar.
- Se você for portador de doenças clínicas, faça uso de medicações anticoagulantes profiláticas, de acordo com a orientação médica.
- Faça caminhada durante o vôo.
- Exercite suas pernas e seus pés durante a viagem com movimentos circulares repetitivos.
- Mantenha o uso de meias elásticas antitrombos, assim como prescrito pelo seu médico.
- Se for viajar de carro, faça mais paradas do que o habitual.
- Mantenha-se hidratado durante o período de calor excessivo.
Se houver dúvidas ou curiosidades sobre a Medicina Vascular e as principais doenças que acometem o sistema circulatório, acesse meu site www.drsthefanovascular.com.br para maiores informações.