Warning: Uninitialized string offset 0 in /home/drsthefanovascular/www/wp-includes/class-wp-recovery-mode.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in /home/drsthefanovascular/www/wp-includes/class-wp-recovery-mode.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in /home/drsthefanovascular/www/wp-includes/default-constants.php on line 1

Warning: Uninitialized string offset 0 in /home/drsthefanovascular/www/wp-includes/default-constants.php on line 1
O QUE MOTIVOU ANA MARIA BRAGA A OPERAR SUAS VARIZES? – Dr. Sthefano Atique Gabriel

O QUE MOTIVOU ANA MARIA BRAGA A OPERAR SUAS VARIZES?

Na última semana, a apresentadora Ana Maria Braga publicou em seu Blog pessoal que estaria se ausentando temporariamente de suas atividades e de seu programa na Rede Globo para ser submetida a uma microcirurgia de varizes. A necessidade de cuidar do seu corpo e, principalmente, das suas pernas, que doíam muito, foi o motivo principal do procedimento.

As varizes representam uma doença frequente em nossa população e caracteriza-se pela presença de veias dilatadas e tortuosas na região subdérmica, próxima a pele. Apesar do caráter estético, na maioria dos casos, as varizes são acompanhadas por sintomas importantes, tais como, dores nas pernas, inchaço, sensação de peso nos pés, e também pode evoluir para quadros mais avançados, caso o tratamento seja postergado.

Uma pessoa pode facilmente identificar a presença de varizes em suas pernas. Geralmente, as veias doentes são esverdeadas ou azuladas, apresentam trajeto tortuoso, muitas vezes são palpáveis e visíveis a olho nu, localizando-se na face lateral da coxa. A hipertensão venosa constitui a principal consequência de uma veia sofreu o processo degenerativo e tornou-se varicosa.

As varizes podem acumular grandes quantidades de sangue em seu interior, aumentando o risco de flebite, trombose aguda e sangramentos copiosos, caso ocorra a rotura venosa. Além disso, o excesso de sangue na veia é o responsável pela sensação de peso, cansaço e dores nas pernas, contribuindo também para a retenção líquida e para o inchaço no tornozelo e nos pés, que sofrem a maior influência da pressão corporal e gravitacional.

O tratamento das varizes é indicado na presença de sintomas, se houver incômodo estético e na presença de veias de grosso calibre, geralmente visíveis e palpáveis. Muitas tecnologias estão disponíveis atualmente para o tratamento das varizes e da insuficiência da veia safena. Como consequência desta evolução tecnológica, somado a eclosão da pandemia e a preocupação crescente quanto a infecção viral, houve uma maior procura por alternativas ao tratamento cirúrgico.

Em muitos casos, é possível realizar o tratamento das varizes no consultório médico, sem a necessidade de internação hospitalar e sem repouso prolongado. Entretanto, isto é factível em situações iniciais, de caráter estético, de acordo com o planejamento terapêutico e a avaliação do Médico Vascular. Portanto, o tratamento cirúrgico das varizes, assim como o realizado recentemente pela apresentadora global Ana Maria Braga, ainda constitui uma boa opção terapêutica no caso de veias de grosso calibre, situações em que o Laser Transdérmico ou a técnica CLACS não são capazes de efetuar o tratamento venoso.

Muitas pessoas desconhecem as melhorias técnicas envolvidas no procedimento cirúrgico para as varizes, que atualmente, denomina-se “Microcirurgia Estética de Varizes, uma vez que não exige mais repouso prolongado, não é realizado com grandes incisões e o paciente efetua o tratamento em regime de hospital dia, não sendo necessário dormir no hospital. A Microcirurgia Estética de Varizes é de grande valia em associação ao Laser Transdérmico e aos Tratamentos com Esclerosantes, oferecendo bons resultados aos pacientes que sofrem com varizes nas pernas. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.