A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA VENO-LINFÁTICO NA REDUÇÃO DO INCHAÇO NAS PERNAS

Nosso sistema circulatório, além de prover fluxo sanguíneo para os órgãos e para os tecidos corporais, também é responsável por depurar o excesso de líquido corporal. Este papel é desempenhado com maestria pelo sistema venoso e pelo vasos linfáticos. Entretanto, existem situações que provocam a desarmonia do sistema veno-linfático, promovendo retenção líquida, o que resulta em inchaço nas pernas e nos pés.

A musculatura da panturrilha, também conhecida como “Coração Periférico”, representa um aliado do sistema veno-linfático, contraindo os vasos periféricos e, desta forma, bombeando o sangue da extremidade do corpo em direção ao coração. A falha deste trabalho muscular sobrecarrega o sistema venoso, culminando em inchaço crônico nos membros inferiores.

Pacientes com sarcopenia, pacientes acamados, pacientes cadeirantes ou com limitação física nas pernas apresentam uma falta de ativação circulatória em decorrência da insuficiência e da atrofia da musculatura da panturrilha. Consequentemente, evoluem com inchaço nas pernas, resistente a qualquer medida comportamental e medicamentosa. Nestes casos, é necessário terapia de compressão, com meias elásticas, bandagens e materiais inelásticos com o intuito de reduzir a retenção líquida no tecido intersticial.

A insuficiência da bomba muscular da panturrilha também é comumente observada em idosos, que naturalmente diminuem a prática de atividades físicas e permanecem a maior parte do tempo sentado. Mesmo que não seja identificado alteração no sistema veno-linfático, o acúmulo de líquido tecidual resulta da falta de ativação circulatória e do pouco trabalho muscular.

A presença de varizes nos membros inferiores também constitui uma importante causa de inchaço nas pernas. As veias dilatadas e insuficientes são capazes de acumular grande quantidade de sangue em seu interior, aumentando a pressão sobre a parede venosa, o que promove o extravasamento de líquido para os tecidos adjacentes. O inchaço associado à insuficiência venosa se desenvolve ao longo do dia, com piora após a jornada de trabalho, causando dores nas pernas, fato que estimula o indivíduo a colocar as pernas para cima, com o objetivo de obter alívio sintomático após a redução de pressão circulatória nas pernas e nos pés.

A trombose venosa profunda, ao obstruir o sistema venoso, também integra o grupo de doenças que podem causar inchaço nas pernas. Nestes casos, a retenção de líquido é acompanhada por importante dor local e dificuldade na deambulação. Na fase aguda, existe o risco de evolução para embolia pulmonar.

A avaliação vascular faz-se necessária nos casos de inchaço, acima de tudo, para identificar alterações no sistema veno-linfático. Caso o problema seja muscular, a terapia de compressão e o trabalho muscular com fisioterapia motora e drenagem linfática auxiliam de maneira eficaz na redução do acúmulo de líquido tecidual. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br