O período de Carnaval sempre constituiu uma das comemorações mais tradicionais no Brasil. Aqueles que não são contagiados pelo clima e pela euforia carnavalesca, aproveitam o feriado para descansar e para viajar com a família. Por outro lado, os amantes do sambódromo e das escolas de samba utilizam todas as suas energias para manter o ritmo e a alegoria de Carnaval.
Com a evolução da pandemia, os tradicionais desfiles de Carnaval, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, foram temporariamente suspensos. Entretanto, foliões e blocos isolados de rua ainda podem se vistos em algumas regiões do país. Apesar do feriado atípico, algumas pessoas optaram por viajar e descansar, enquanto outras permaneceram em suas residências e mantiveram suas atividades no trabalho.
De um modo geral, o Carnaval ocorre em um período de altas temperaturas e algumas recomendações são necessárias com o intuito de preservar a saúde do sistema circulatório. A atenção durante o Carnaval deve ser redobrada, em especial com as pernas, para evitar intercorrências circulatórias durante o feriado.
- Cuidado com a desidratação. As altas temperaturas predispõem ao quadro clínico de desidratação, em especial para aquelas pessoas que estão participando de foliões e blocos isolados de rua. A desidratação favorece o surgimento de dores nas pernas e câimbras e pode constituir uma importante causa de trombose venosa profunda. O consumo de líquidos é essencial, acompanhado do uso de roupas leves e arejadas.
- Cuidado com a alimentação e com o sedentarismo. Durante o feriado, aqueles que optaram por permanecer em suas residências, geralmente acabam consumindo mais alimentos condimentados e ricos em açúcares e realizam pouca atividade física. O relaxamento físico e mental está associado ao maior consumo de chocolate e ao maior tempo de repouso. Descanso e boa alimentação são importantes, entretanto, deve existir o equilíbrio com momentos de atividade física, mesmo que leve. Caminhadas leves, passeios de bicicleta e passeios no shopping são alternativas para quem deseja manter a atividade física durante o carnaval.
- Cuidado com a musculatura das pernas. Se você não está condicionado ou não está treinando regularmente, cuidado com a musculatura das pernas. Atividades físicas intensas predispõe a lesões musculares, que podem evoluir para dores nas pernas, inchaço e endurecimento da panturrilha. Além disso, sempre existe o risco de trombose venosa profunda, especialmente naqueles que positivaram para Covid.
- Atenção durante as viagens prologadas. As viagens prolongadas de carro ou avião aumentam o risco de eventos tromboembólicos. Permanecer mais de 3 horas na mesma posição lentifica o sistema circulatório, predispondo a formação de coágulos sanguíneos que podem ocluir o sistema venoso, prejudicando o retorno venoso do sangue para o coração. Dores nas pernas e inchaço durante ou após as viagens de carro ou avião devem ser acompanhadas por avaliação médica.
- Cuide da beleza das suas pernas. Não tenha medo de exibir suas pernas na praia ou de usar uma saia curta. Vasinhos e varizes podem ser tratadas atualmente com técnicas modernas. O laser Transdérmico representa uma destas tecnologias.