DIABETES MELLITUS – UM IMPORTANTE FATOR DE RISCO PARA DOENÇA CIRCULATORIA

Estatísticas brasileiras afirmam que o Diabetes Mellitus constitui um fator de risco prevalente para as doenças cardiovasculares. Favorecido pelo envelhecimento populacional e pelo aumento da incidência da obesidade, estima-se que aproximadamente 62 milhões de brasileiros sejam ou tornem-se diabéticos nos próximos anos.

O Diabetes Mellitus, doença caracterizada por um estado hiperglicêmico e pela insuficiência na produção pancreática de insulina, apresenta efeitos deletérios sobre o sistema circulatório. Além do maior risco de infarto do miocárdio e de derrame cerebral, o Diabetes também é um fator predisponente maior para as doenças circulatórias periféricas, com risco de obstrução aguda e crônica da circulação arterial das pernas.

A Doença Arterial Periférica associada ao Diabetes ocorre devido ao depósito de placas de ateroma nas artérias dos membros inferiores. Acelerada pelo estado hiperglicêmico, a deposição aterosclerótica no sistema vascular das pernas aumenta o risco de má circulação, isquemia arterial crônica, formação de úlceras, evolução para necrose tecidual e até mesmo a perda do membro.

Todo paciente diabético será portador de algum grau de insuficiência vascular periférica ao longo de sua vida, devendo, portanto, ser submetido ao Check Up Vascular, em especial os pacientes portadores de Diabetes Mellitus do Tipo II. Este perfil de paciente diabético se caracteriza pelo diagnóstico tardio da doença, o que permite a evolução do acometimento circulatório, ou seja, no momento do diagnóstico do Diabetes Mellitus Tipo II, já existem algum grau de prejuízo circulatório, algumas vezes até mesmo avançado.

Os problemas circulatórios também estão associados à neuropatia periférica. Os pacientes diabéticos desenvolvem um déficit neurológico nos nervos periféricos em decorrência da destruição da bainha de mielina pelo estado hiperglicêmico. Como consequência da neuropatia, a falta de sensibilidade nos pés aumenta o risco de lesões, fissuras e formação de feridas.

O Mal Perfurante Plantar representa a principal lesão nos pés associada ao diabetes e à neuropatia periférica. Geralmente, o Mal Perfurante Plantar é observado no ponto de apoio dos pés, na face plantar, e se caracteriza por uma porta de entrada para agentes microbianos e processos infecciosos.

O Mal Perfurante Plantar é considerado um sinal de alerta para futura perda do membro. A associação da neuropatia periférica e do fenômeno infeccioso piora o quadro circulatório já acometido pela deposição de placas de ateroma na micro e na macro circulação, aumentando a necessidade de internações hospitalares, intervenções cirúrgicas.

O Check Up Vascular representa a melhora forma de prevenir as complicações circulatórias associadas ao Diabetes Mellitus. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.