Envelhecer com saúde depende de como você cuida da sua circulação

Envelhecer com saúde

O tempo é implacável e todos nós um dia envelheceremos! O ciclo da vida iniciado na infância inevitavelmente passará pela juventude, pela fase adulta e atingirá a velhice. A “terceira idade”, assim como as demais fases da vida, apresenta suas peculiaridades e seu charme, bastando a cada um de nós aproveitar ao máximo o que ela tem a nos oferecer. Portanto, nosso maior compromisso é manter uma vida saudável, evitando o surgimento e a progressão de doenças que possam abreviar nossos anos de vida.

O sistema circulatório é o mais afetado pelo envelhecimento. Tanto as artérias quanto as veias do nosso corpo sofrem os efeitos da passagem do tempo. Dilatações arteriais, depósitos de placas de ateroma, entupimento arterial, trombose, degeneração da parede arterial e venosa e insuficiência das veias safenas representam sinais do envelhecimento circulatório. Estas alterações são traduzidas clinicamente por doenças que tememos e desejamos nunca ser acometidos, tais como, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, má circulação e trombose.

Todo idoso deve prezar pela saúde das suas artérias e veias. A longevidade está diretamente relacionada com a ausência de doença nos vasos sanguíneos, que são os responsáveis pela perfusão dos órgãos do corpo humano. O segredo do envelhecimento saudável recai sobre a adoção precoce de hábitos de vida benéficos à saúde, tais como, alimentação balanceada, exercícios físicos moderados, redução dos níveis pressóricos, controle dos níveis glicêmicos, perda de peso e abstinência ao fumo. Além disso, a avaliação médica do sistema circulatório é fundamental para o diagnóstico e o tratamento das doenças arteriais e venosas.

Quando os níveis pressóricos são de difícil controle, sendo necessário mais de duas ou três medicações para seu controle, as artérias renais podem estar obstruídas por depósitos de placa de ateroma. Geralmente a hipertensão renovascular, denominação da hipertensão grave causada pela obstrução das artérias renais, não expressa sinais físicos importantes, mas seu diagnóstico pode ser realizado pelo ultrassom doppler das artérias renais. No caso da confirmação da doença, a artéria renal deve ser desobstruída a partir da colocação de stent.

Quando a caminhada até o trabalho fica difícil porque a perna dói, é importante buscar auxílio médico. A claudicação intermitente, caracterizada pela dor provocada pelo exercício físico, como no caso da caminhada ou quando é necessário subir escadas, pode representar o entupimento das artérias das pernas. Se a doença evoluir, existe o risco de necrose, infecções e até mesmo da perda do membro.

Todo idoso deve ser investigado quanto a presença de dilatações arteriais, conhecidas como aneurismas. O aneurisma mais frequente nos idosos é o aneurisma da aorta abdominal. Geralmente os aneurismas não apresentam sintomas e os pacientes não sabem que são portadores desta doença. A complicação mais grave do aneurisma de aorta abdominal é sua rotura, com elevado risco de morte. Seu diagnóstico pode ser efetuado precocemente a partir da avaliação clínica associada ao ultrassom doppler de aorta.

Assim como os aneurismas de aorta, a obstrução das artérias carótidas também são na maioria das vezes assintomáticas. Quando ocorrem sintomas, geralmente as sequelas podem ser irreversíveis. Os quadros de acidente vascular cerebral podem ser causados pela obstrução das artérias carótidas por placas de ateroma. Todo idoso precisa realizar o ultrassom doppler de artérias carótidas, de acordo com a orientação médica, para que o tratamento clínico possa ser instituído e em caso de obstruções graves a cirurgia possa ser realizada.

No segmento venoso, o envelhecimento da parede venosa predispõe a insuficiência da veia safena. Varizes de grosso calibre, dor nas pernas, edema, dermatites, eczemas, trombose e úlceras venosas são consequências da insuficiência da veia safena. Atualmente, a idade não é fator impeditivo para a cirurgia das veias safenas. As técnicas minimamente invasivas como a termoablação por radiofrequência oferecem um tratamento eficaz e seguro, com retorno precoce as atividades diárias e menor risco de complicações. Todo idoso com dor e edema nas pernas precisar ser avaliado clinicamente e submetido ao ultrassom doppler venoso para avaliação da saúde das veias safenas.

Para garantir o envelhecimento saudável é de suma importância manter o acompanhamento com o médico vascular e sempre que possível realizar o check-up vascular. Para mais informações sobre envelhecimento saudável e saúde vascular, acesse o site http://www.drsthefanovascular.com.br.