A estética vascular evoluiu e hoje oferecemos aos nossos pacientes diversas opções minimamente invasivas para o tratamento das varizes e dos “vasinhos”. Quem busca qualidade de vida, bem estar e beleza, deve preocupar-se com a aparência e a estética das suas pernas.
Com tanta tecnologia a disposição do paciente, não há mais justificativa para postergar o tratamento estético das varizes e dos “vasinhos”. Reclamações frequentes entre as mulheres, como por exemplo, “não consigo usar saia” e “tenho vergonha das minhas pernas”, são inaceitáveis.
- Qual é o conceito de Microcirurgia Estética de Varizes?
A cirurgia de varizes felizmente apresentou um refinamento técnico importante e hoje denomina-se Microcirurgia Estética. Ela caracteriza-se por microincisões, que permitem a retirada das veias insuficientes sem a necessidade de pontos cirúrgicos e nem cicatrizes pós operatórias.
- A escleroterapia intraoperatória é eficaz?
Durante a Microcirurgia Estética de Varizes, podemos realizar a escleroterapia dos “vasinhos”. A associação da Microcirurgia Estética com a Escleroterapia intraoperatória potencializa o resultado estético pós operatório.
Aproveitamos que o paciente está anestesiado, portanto sem sentir dores, e efetuamos o tratamento esclerosante dos “vasinhos”, o que permite uma melhora significativa da aparência estética das pernas, diminuindo o número de sessões que deveriam ser realizadas posteriormente no consultório médico.
- Quais procedimentos estéticos para as varizes podem ser realizados no consultório?
No consultório do Cirurgião Vascular, realiza-se diariamente o tratamento estético das varizes com escleroterapia resfriada, escleroterapia com polidocanol, microcirurgia com anestesia local e Laser Transdérmico.
- Qual é a vantagem da Escleroterapia Resfriada?
A Escleroterapia Resfriada, também denominada Crioescleroterapia, reduz a sensação dolorosa durante a administração do esclerosante. Além disso, seu efeito esclerosante é maior, aumentando a eficácia do tratamento e reduzindo o número de sessões necessárias para alcançar o objetivo estético desejado.
- Quando indica-se a Escleroterapia com Polidocanol?
A Escleroterapia com Polidocanol pode ser realizada desde o quadro leve até o mais avançado de varizes.
A principal indicação da Escleroterapia com Polidocanol recai sobre os pacientes portadores de úlcera venosa, que apresentam elevadas taxas de cicatrização da ferida e melhora da qualidade de vida após o tratamento.
A Escleroterapia com Polidocanol também representa uma boa opção para os pacientes que desejam evitar a internação hospitalar e o tratamento cirúrgico das varizes dos membros inferiores.
- Qual é a melhor forma de utilizar o Laser Transdérmico no tratamento dos “vasinhos”?
Atualmente, o Laser Transdérmico deve ser utilizado em associação com a Escleroterapia Resfriada. Esta técnica, denominada CLACS, vem demonstrando resultados satisfatórios no tratamentos dos “vasinhos”.
A associação do efeito térmico proveniente do Laser Transdérmico com o efeito químico derivado da escleroterapia resfriada permite a rápida exclusão dos “vasinhos”.
- É importante a avaliação médica antes do tratamento estético vascular?
A avaliação médica é obrigatória antes do tratamento estético das varizes e dos “vasinhos”. Com as opções terapêuticas disponíveis, é de suma importância a individualização do tratamento estético vascular, afim de oferecer o melhor tratamento para o quadro clínico apresentado pelo paciente.