O TRATAMENTO DA VEIA SAFENA DOENTE É PERIGOSO?

A veia safena representa um dos principais condutos venosos do corpo humano, originando-se no arco venoso do pé, caminhando de modo ascendente pela perna e pela coxa, e desembocando ao final de seu trajeto na veia femoral, ao nível da região inguinal. Como todo segmento venoso, a veia safena é responsável pelo retorno do sangue da periferia do corpo em direção ao coração. 

Além de suas características circulatórias, a veia safena ganhou notoriedade quando foi utilizada pela primeira vez nas cirurgias de revascularização do miocárdio, tornando de conhecimento público o termo “ponte de veia safena”. Inúmeras pessoas já foram submetidas a este procedimento, cuja intenção primordial é melhorar o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. 

A veia safena, todavia, como todo tecido corporal, é alvo de um processo degenerativo, o que resulta em seu aumento de tamanho, no desgaste de seus folhetos valvulares e na perda da sua capacidade de conduzir o fluxo de sangue no sentido antigravitacional. Como resultado deste desgaste tecidual, a veia safena pode atingir grandes proporções em seu calibre, tornando-se visível e palpável ao longo do membro inferior, e representando uma importante fonte de hipertensão venosa crônica na região do tornozelo e dos pés. 

A veia safena dilatada e palpável, na maioria das vezes, é considerada insuficiente, um diagnóstico clínico que precisa ser confirmado pela avaliação com o Doppler Vascular. Nestes casos, a insuficiência da veia safena é responsável por sinais e sintomas que prejudicam a qualidade de vida da nossa população, tais como, dores nas pernas, inchaço, dermatite, eczema, fibrose e formação da úlcera venosa. Quando o indivíduo apresenta sintomas, tais como os descritos acima, em decorrência da insuficiência da veia safena, o tratamento é necessário e não deve ser postergado, uma vez que o quadro clínico pode piorar. 

Uma pergunta comum durante a avaliação clínica: “Doutor, a remoção ou o tratamento da veia safena a laser não vai prejudicar meu sistema venoso? Não vai fazer falta para meu corpo? O questionamento é coerente pela importância da veia safena, entretanto, a resposta é simples: “Não fará falta e também não vai prejudicar o sistema venoso”. Outra preocupação associada a insuficiência da veia safena: “Doutor, e seu precisar da veia safena para o meu coração?”. Dúvida factível que demonstra o conhecimento público sobre a magnitude do sistema circulatório, porém, na ausência da veia safena, existem outras opções disponíveis para a cirurgia de revascularização do miocárdio. 

Atualmente, além da remoção cirúrgica da veia safena, existem opções minimamente invasivas para o tratamento da insuficiência da veia safena, tais como, o Endolaser e a Termoablação por Radiofrequência. A avaliação com o Médico Vascular é de suma importância para a definição da melhor opção terapêutica. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br