O USO INADVERTIDO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES AUMENTA O RISCO DE TROMBOSE E DE DOENÇAS CIRCULATÓRIAS

Os esteroides anabolizantes representam medicamentos de origem hormonal, que podem ser ingeridos ou injetados. Geralmente são indicados como opção de tratamento para indivíduos com problemas de saúde específico, aonde a produção hormonal é inadequada, havendo necessidade, portanto, de sua reposição. De um modo geral, os anabolizantes incluem em sua composição hormônios esteroides a base de testosterona e seus derivados, podendo também incluir outros tipos de hormônio, tais como, hormônio do crescimento.

Nos últimos anos, com a supervalorização da beleza corporal, houve um aumento expressivo nas indicações de esteroides anabolizantes para fins estéticos, que englobam desde hipertrofia muscular com aumento da massa e do volume corporal até a melhora do desempenho esportivo, tanto para triatletas e profissionais quanto para esportistas amadores, que praticam exercícios esporadicamente.

A administração de terapia hormonal androgênica em níveis acima do fisiológico, tanto em mulheres quanto em homens, é perigoso e está associado a inúmeras complicações, que podem versar desde alterações cardiovasculares e transtornos mentais e de comportamento, até o desenvolvimento de neoplasias malignas. Até o momento, não existem publicações médicas de qualidade que ofereçam respaldo científico acerca do benefício e da segurança do uso de esteroides anabolizantes para fins estéticos.

A trombose venosa profunda, uma doença caracterizada pela obstrução do sistema venoso por um coágulo sanguíneo, pode ocorrer com maior frequência em pessoas que utilizam anabolizantes sem indicação adequada ou em doses inadvertidas. Se houver predisposição a eventos tromboembólicos, como nos casos de trombofilias, o risco de trombose associado a esteroides anabolizantes é ainda maior.

A evolução para a embolia pulmonar representa a principal preocupação associada a trombose venosa profunda.  O quadro embólico caracteriza-se pelo desprendimento do coágulo de sangue alojado nas veias das pernas, com consequente obstrução da circulação arterial pulmonar, o que resulta em um quadro clínico composto por dor torácica aguda e de forte intensidade, falta de ar e sensação de angústia respiratória e de morte iminente.

Além dos eventos tromboembólicos, o uso inadequado de anabolizantes está associado a aceleração do fenômeno aterosclerótico, com maior deposição de placas de colesterol na parede arterial e vaso espasmos, com interrupção súbita do fluxo sanguíneo para o órgão em questão. Nestes casos, o risco de infarto do miocárdio é significativo.

As indicações atuais para o uso de esteroides anabolizantes recaem sobre homens com doenças genéticas que prejudiquem ou impeçam a produção corporal de testosterona ou que perderam o testículo em decorrência de traumas, além de crianças com deficiência comprovada de hormônio do crescimento. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.