SE VOCÊ FOR VIAJAR NO FINAL DO ANO, PROTEJA SUA CIRCULAÇÃO!

Viajar com saúde representa o primeiro passo para um final de ano feliz. Neste período do ano, em que as pessoas reduzem a carga de trabalho, tiram uma folga, planejam passeios e combinam reencontros com seus amigos e seus familiares, é importante manter a atenção e os cuidados com a circulação, em especial durante viagens longas de avião, carro ou ônibus.

Com tanta coisa para organizar e com tantos afazeres ainda pendentes antes da viagem, não priorizar os cuidados com o sistema circulatório aumenta o risco de trombose durante o passeio. Isso acontece porque quando percorremos longas distâncias e não ativamos a nossa circulação, o fluxo sanguíneo nas artérias e nas veias torna-se lento, aumentando a probabilidade de que um coágulo de sangue se forme na vasculatura das pernas.

Quando isso ocorre, sintomas como dores nas pernas e inchaço podem surgir, comprometendo o bem-estar e reduzindo a qualidade do passeio, até mesmo exigindo o atendimento de emergência durante este período de recesso. Além disso, sempre existe o risco de embolia pulmonar, que se caracteriza pela obstrução da circulação pulmonar pelo trombo que se formou na perna.

As chances de intercorrências trombóticas são maiores caso a pessoa apresente fatores de risco para trombose venosa, tais como, uso de anticoncepcionais orais, gravidez, cirurgia recente, uso de bengalas ou muletas, histórico familiar de problemas venosos, varizes e Covid. A presença de trombofilias, predisposição inata a fenômenos tromboembólicos, pode aumentar em 5 a 7 vezes as chances de uma pessoa evoluir com trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Neste contexto de proteção ao sistema circulatório, não podemos menosprezar a infecção viral pelo Covid-19. É de conhecimento geral que muitas manifestações clínicas tardias estão associadas aos efeitos do Coronavírus em nossa circulação, predispondo a complicações que podem resultar em derrame cerebral, infarto do miocárdio, trombose arterial, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Mesmo entre aqueles que já receberam as 2 doses da vacina ou a dose única recomendada, é importante manter os cuidados com a circulação. Não conhecemos com exatidão a história natural da doença. Além disso, a dose de reforço ainda não foi administrada em toda a população e sempre estão surgindo variantes, apesar do panorama favorável que vivenciamos atualmente, com redução do número de casos positivos e do número de óbitos confirmados.

Medidas simples, como as descritas abaixo, podem proteger nosso sistema circulatório durante o período de viagens, reduzindo o risco de trombose venosa e evitando constrangimentos durante o passeio.

1 – Procure orientação médica antes de viagens longas, em especial se você tiver fatores de risco para trombose.

2 – Faça uso de meias elásticas anti-trombo, sob recomendação médica.

3 – Não compre medicações anticoagulantes, sem a devida recomendação médica.

4 – Alongue seus pés e exercite suas pernas durante as viagens de avião, carro ou ônibus.

5 – Mantenha-se hidratado (a) durante o passeio, principalmente em regiões com temperaturas elevadas.

6 – Se possível, faça mais paradas durante o trajeto até o destino final.

7 – Na presença de dores nas pernas acompanhada inchaço, procure o atendimento médico mais próximo.