05 MOTIVOS PARA VOCÊ CUIDAR DAS SUAS VARIZES

5 motivos para tratar as varizes

Grande parte da nossa população, especialmente o público feminino, sofre com a presença de varizes nos membros inferiores. Além do incômodo estético, as varizes podem causar complicações indesejáveis como dermatite, hiperpigmentação, eczema, flebite, trombose, varicorragia e úlcera venosa.

Histórico familiar, uso de medicações contraceptivas, período gestacional, sobrepeso, obesidade e excesso de trabalho representam os principais fatores de risco para o desenvolvimento de varizes. Apesar de mais frequente nas mulheres, as varizes também acometem os homens, na maioria das vezes com quadros clínicos avançados que exigem tratamento cirúrgico.

A insuficiência ou presença de refluxo na veia safena constitui uma forma de doença varicosa que merece nossa atenção, uma vez que aumenta o risco de flebite, trombose e formação de úlcera venosa. Quando doente, a veia safena precisa ser tratada, seja com técnicas termoablativas que destroem a parede venosa com temperatura elevada ou com a fleboextração, que consiste na retirada cirúrgica da veia safena. Apesar de importante, a veia safena pode ser removida porque 80% do retorno venoso é realizado por veias do sistema venoso profundo. Desta forma, nosso organismo consegue adaptar-se à ausência da veia safena.

Dúvidas são frequentes quando falamos sobre varizes. Algumas pessoas são reticentes quanto ao tratamento das varizes porque acreditam que o caráter estético é imperativo, não havendo riscos para sua saúde. Para esclarecer de forma concisa a importância do tratamento das varizes, selecionei 05 motivos pelo qual uma pessoa deve procurar orientação e realizar o tratamento das suas varizes.

1. Varizes não representam apenas um problema estético. Alterações de pele como eczema, dermatite, hiperpigmentação e úlcera venosa são decorrentes da presença de varizes nos membros inferiores, especialmente quando acompanhada de comprometimento da veia safena. O impacto social e o prejuízo na qualidade de vida são significativos quando a doença varicosa evolui para úlcera venosa.
  1. Faixa etária não representa impedimento para o tratamento das varizes. Com a evolução tecnológica da Medicina Vascular, atualmente qualquer pessoa em qualquer faixa etária pode realizar o tratamento das suas varizes. Procedimentos minimamente invasivos e guiados por ultrassom reduziram o risco de complicações cirúrgicas para pacientes idosos, permitindo que o tratamento possa ser realizado com a eficácia desejada, muitas vezes sem necessidade de repouso, anestesia e internação hospitalar.
  1. O tratamento das varizes pode ser realizado por Técnica à Laser. Os procedimentos a Laser, dentre eles o Laser Transdérmico e o Endolaser, representam uma verdadeira revolução no tratamento das varizes e dos “vasinhos”, oferecendo aos pacientes a oportunidade de realizar um tratamento moderno, eficaz, minimamente invasivo e com durabilidade comprovada por estudos científicos. Em muitos países, o tratamento das varizes com Laser substituiu a cirurgia convencional.
  1. As varizes e os “vasinhos” podem ser tratadas no consultório do Cirurgião Vascular. Dependendo do caso, as varizes e os “vasinhos” podem ser tratadas no consultório médico com técnicas como Escleroterapia com Polidocanol, Escleroterapia Combinada, Laser Transdérmico e Microcirurgia. A avaliação médica é fundamental para o sucesso do tratamento.
  1. tratamento das varizes e dos “vasinhos” é sinônimo de saúdeTratar as varizes e os “vasinhos” significa saúde, qualidade de vida, bem estar, auto-estima! Você merece! Não tenha vergonha de usar saia, short, colocar um biquíni ou exibir suas pernas. Cuide da sua saúde e da sua beleza.

Se houver dúvidas sobre varizes ou caso você queira mais informações sobre a Medicina Vascular, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br