A FALÊNCIA CIRCULATÓRIA DO ATOR PAULO GUSTAVO

Falência circulatória

Tudo começou com a exposição indevida ao vírus fatal. Seja através do contato com os amigos, com os colegas de trabalho ou durante o convívio familiar, o Coronavírus adentrou o sistema respiratório do ator Paulo Gustavo e iniciou sua temida e intensa cascata inflamatória. 

O sistema imunológico não estava preparado para combater o agente desconhecido. Infelizmente, foi pego de surpresa em um momento de fragilidade imunológica e sucumbiu frente à versatilidade viral em aniquilar todos os mecanismos orgânicos de defesa.  

A inflamação, processo necessário durante a cicatrização tecidual e a resposta imune, voltou-se contra seu próprio organismo e a tempestade inflamatória desencadeou micro e macro lesões em diversos órgãos, dentre eles os rins, os pulmões e o sistema circulatório. Pequenos coágulos de sangue obstruíram a microcirculação de Paulo Gustavo, impedindo a oxigenação adequada de seu organismo.  

Os sinais de que seu corpo não estava respondendo a agressividade viral traduziram-se clinicamente por quadros de trombose venosa, trombose arterial e embolia pulmonar. A atividade viral era intensa e seria apenas uma questão de tempo para ocorrer o completo domínio do hospedeiro. A rendição veio com a insuficiência respiratória e a falência circulatória. 

Na tentativa heróica de reverter o quadro clínico já insustentável, optou-se pela circulação pulmonar artificial, conhecida por ECMO. Um complexo sistema de cânulas vasculares foi instalado no corpo de Paulo Gustavo com o objetivo de oxigenar seu sangue através de uma membrana artificial, que desempenharia o papel do pulmão. 

A ideia seria oferecer tempo suficiente para que o corpo do ator se recuperasse, enquanto a máquina extracorpórea simularia a função do coração, do pulmão e do sistema circulatório. A tentativa foi válida, mas faltou proteção imunológica.  

Debilitado com os efeitos negativos do Coronavírus e a sobrecarga física da internação hospitalar, seu sistema imune não foi capaz de desenvolver anticorpos suficientes para combater a proliferação viral. As cortinas fecharam-se, as luzes apagaram-se e o espetáculo foi abreviado sem aplausos calorosos. 

Para os expectadores que assistiram a evolução do ator Paulo Gustavo, fica a recomendação de que todo cuidado ainda é pouco neste momento. Até mesmo a vida de pessoas jovens pode ser impiedosamente ceifada pelo vírus e suas variantes. Apesar da flexibilização comercial do Plano São Paulo, a manutenção das medidas de higiene e o uso de máscaras faciais, além de evitar reuniões e aglomerações, protegerá não apenas a sua vida, mas também a vida dos seus familiares e dos seus amigos. 

Acima de tudo, esteja atento à saúde do seu sistema circulatório. A associação entre alterações venosas e arteriais e a infecção pelo Covid-19 é tão importante que toda pessoa que testou positivo ou foi internada merece realizar uma investigação detalhada do seu sistema circulatório. O Check Up Vascular constitui a melhor maneira de avaliar com detalhes as artérias e as veias do nosso corpo. Se houver dúvidas, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.