DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DO LIPEDEMA

Com o aumento do sobrepeso e da obesidade entre a população feminina, muitas mulheres tem recebido o diagnóstico de Lipedema quando apresentam inchaço nas pernas. Apesar do aumento recente no reconhecimento do Lipedema entre o público leigo, em grande parte devido a proliferação de conteúdos nas mídias sociais sobre o assunto, o Lipedema representa uma doença ainda pouco conhecida, mal diagnosticada e tratada de maneira insuficiente.

O Lipedema caracteriza-se pela deposição anormal de gordura nos glúteos e nas pernas e pode ser acompanhado de edema. Tecnicamente, ocorre o acúmulo desproporcional de gordura nas extremidades inferiores, geralmente acompanhado por edema nos membros quando a pessoa fica em pé e por dores nas pernas. O comprometimento estético, o desconforto progressivo e a desfiguração são imperativos nas pacientes portadoras de Lipedema, resultando em sofrimento psicológico e físico.

Estima-se que até 50% dos pacientes com Lipedema também estão em sobrepeso ou são obesos, o que pode dificultar o diagnóstico. A desproporção da distribuição da gordura típica do Lipedema pode ser facilmente confundida com a desproporção ginecoide ou a obesidade em forma de pera. Entretanto, Lipedema não é sinônimo de obesidade.

Algumas diferenças entre estas duas entidades clínicas auxiliam no diagnóstico clínico do Lipedema. Quanto ao gênero, enquanto a obesidade pode acometer tanto homens quanto mulheres, o Lipedema ocorre quase que exclusivamente nas mulheres. Quanto a localização do depósito de tecido adiposo, na obesidade observa-se acúmulo de gordura em todo o corpo, enquanto que no Lipedema, os depósitos mais comumente ocorrem nos quadris, nas nádegas e nas pernas. No Lipedema, as áreas afetadas são dolorosas, sensíveis e suscetíveis a hematomas e equimoses.

O diagnóstico do Lipedema é clínico e ainda não temos a nossa disposição exames de imagem específicos para sua investigação detalhada. O tratamento do Lipedema almeja aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuir a progressão da doença e prevenir as complicações. Dentro do planejamento terapêutico, quatro terapias principais devem ser combinadas para minimizar os sintomas clínicos do Lipedema:

1. Drenagem linfática manual, com terapia compressiva, exercícios e cuidados com a pele.
  1. Dieta e atividade física.
  1. Tratamento cirúrgico com lipoaspiração.
  1. Suporte psicológico quando necessário.

No meu site (www.drsthefanovascular.com.br) você encontrará mais informações sobre Lipedema e suas formas de tratamento.